fbpx
Rio de Janeiro e Região Metropolitana

Babaganoush

Receita de babaganoush

Uma deliciosa pastinha de origem árabe, feita com berinjelas defumadas. Fica ótima como entrada, lanche ou servida sobre legumes assados.

Tempo de preparo: 35min
Rende 1 ½ xícara

Ingredientes:

  • 3 berinjelas médias (ou 6 pequenas)
  • 1 cabeça de alho
  • suco de ½ limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de tahini
  • ⅓ xícara de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino

Preparo:

Corte a cabeça de alho ao meio e regue com um fio de azeite. Feche a cabeça novamente e enrole em papel alumínio. Asse em forno a 200 graus por 30 minutos.

Enquanto isso, coloque as berinjelas, uma de cada vez, diretamente sobre a chama do fogão. Deixe queimando até que a casca fique bem preta e vire com uma pinça para queimar do outro lado. Quando as berinjelas saírem do fogo, coloque-as em um tabuleiro antiaderente, cubra com outro tabuleiro ou papel alumínio e leve ao forno a 200 graus por mais 20 minutos. Cheque se elas estão bem macias antes de abri-las.

Corte as berinjelas ao meio e retire a polpa da casca com uma colher. Retire a cabeça de alho do forno, abra ao meio e esprema para retirar o miolo do alho (que deve estar bem macio). Bata a beringela, o alho e o restante dos ingredientes em um processador de alimentos até obter uma pasta. Prove e acerte o tempero.

Decore com azeite, pimenta e salsinha picada e sirva com chips de pão árabe.

Dicas:

Para fazer os chips de pão árabe, corte o pão árabe em triângulos, pincele com azeite, sal grosso e alecrim picado e leve ao forno a 180 graus por 10 minutos (ou até que comecem a dourar). Preste atenção, pois eles passam do ponto e queimam muito rápido! Retire do forno e deixe esfriar para ficarem crocantes.

Receita desenvolvida pela Chef Carol Perdigão

Mercado Orgânicos in Box
Shopping Cart
0