
Ingredientes:
- 12 bananas (não muito maduras)
- 3 cebolas roxas
- ½ pimenta dedo de moça, picada
- 1 xícara de suco de limão galego
- ½ xícara de suco de laranja
- 3cm gengibre fresco, ralado
- 1 maço de coentro, picado
- azeite
- sal e pimenta
- 2 batatas doces médias
- azeite
Preparo:
Leva 1 hora e 20 minutos
Esprema o suco dos limões galegos e das laranjas.
Corte as cebolas em rodelas bem finas e coloque-as em um recipiente grande com o suco das frutas, o gengibre e a pimenta. Reserve.
Corte as bananas em rodelas levemente diagonais e vá adicionando ao mesmo recipiente. Não deixe as bananas fora da marinada por muito tempo, pois elas começam a escurecer.
Adicione meio maço de coentro picado (deixe a outra metade para a hora de servir).
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Coloque na geladeira por mais ou menos 1 hora.
Com a ajuda de uma mandolina (ou uma boa faca), corte as batatas em fatias bem finas.
Disponha as fatias em uma assadeira, sem que uma cubra a outra.
Regue com um fio de azeite, um pouco de sal, e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos.
Vire as rodelas de batata, abaixe a temperatura do forno (aproximadamente 100 graus) e asse por mais 10 minutos até ficarem bem crocantes.
Retire o ceviche da geladeira, regue com azeite e enfeite com algumas folhas de coentro.
Sirva com o chips de batata doce.
Dicas:
Você pode acelerar o processo dos chips levando-os ao micro-ondas, em um prato coberto com papel toalha, por 6 minutos em potência alta (vire as rodelas na metade do tempo).
Passe as batatas para uma assadeira, adicione um fio de azeite e sal e leve ao forno por apenas 10 minutos a 180 graus.
O ceviche fica uma delícia no dia seguinte e também acompanha super bem saladas, quinoa e como recheio de sanduíches.
Receita desenvolvida pela Chef Carol Perdigão
