fbpx

Como aproveitar seus orgânicos integralmente

Como aproveitar seus orgânicos integralmente

As cascas e folhas dos alimentos frescos, que normalmente são descartadas, frequentemente têm maior concentração de nutrientes do que a polpa. As folhas do brócolis, por exemplo, têm cinco vezes mais proteína e 20 vezes mais carotenoides (que depois se transformam em vitamina A) do que os talos. Isso sem contar que são deliciosas!

Por isso mesmo, os alimentos orgânicos podem e devem ser aproveitados integralmente. Os alimentos produzidos de forma convencional, com uso de agrotóxicos, também podem, mas é nas cascas das frutas e legumes que está a maior concentração dos pesticidas, por isso seu consumo não é tão recomendado.

Cascas

Nossa primeira dica para aproveitar os alimentos integralmente é usar as cascas. É comum termos o hábito de descascar cenoura, batata e outros legumes, mas eles ficam saborosíssimos também com casca. Seja na sopa, em assados e até comendo cru, no caso da cenoura, a casca não interfere no sabor e acrescenta nutrientes à refeição.

Caso precise descascar os legumes, uma boa alternativa para aproveitar as cascas é fazer chips de cascas: ficam crocantes e deliciosos! A Rita Lobo tem uma receita ótima de chips de casca de batata, clique aqui para ver.

As cascas das frutas também podem ser aproveitadas para fazer vinagre e várias outras receitas. A Bela Gil tem ótimas dicas de reaproveitamento usando frutas. Separamos algumas receitas para você ver:

Almôndega de casca de banana

Casca de melão gratinada com couve flor e parmesão

Salada de casca de melancia

Folhas e talos

Folhas e talos de raízes são muito saborosas e dão um ótimo refogado. Experimente refogar talos e folhas de brócolis, couve flor, beterraba, nabo e rabanete com um fio de azeite e um dente de alho.

As folhas da cenoura, por serem mais delicadas, se assemelham às da salsinha e você pode usar como tempero para incrementar o arroz, sopas, saladas e o que mais quiser.

Sementes

As sementes são mais difíceis de aproveitar, pois nem todas são comestíveis. O ideal para partes não aproveitáveis dos alimentos é descartar na composteira, assim o que é da natureza volta para ela 🙂

Mas se tem uma semente abundante, fácil de preparar e gostosa de comer, é a da abóbora. Depois de lavadas, você pode torrá-las na frigideira e fazer um ótimo petisco. Veja a receita aqui.

***

Quer ter uma rotina de alimentação mais saudável com alimentos orgânicos, direto do produtor? Conheça nossas cestas de orgânicos e assinaturas.

Shopping Cart
0